×

Sistemas de Pistola: conheça os 3 mais procurados do mercado e aprenda a diferenciá-los!



Como você já deve saber, existem diversos tipos de sistemas de pistolas no mercado, que cumprem, basicamente, um mesmo objetivo.

Quais são os tipos de sistema de pistola?

Os modelos mais conhecidos são:

Sistema Convencional

Essas são as pistolas que utilizam maior pressão de ar, gerando assim um overspray (névoa de tinta), maior que os demais modelos.

Esse sistema de equipamento proporciona menor economia do material e ar utilizado em relação a sistemas mais modernos.

A pressão de trabalho que o sistema convencional exige é entre 50 e 60 PSI (essa pressão sempre irá variar de fabricante para fabricante), já o compressor ideal para este sistema, é um a partir de 10 pés cúbicos.

Sistema LVLP (Low Volume, Low Pressure)

Na tradução literal: Baixo Volume, Baixa Pressão. Essas são pistolas de pintura que trabalham com baixo volume de ar e maior economia de tinta.

Sendo assim, os compressores que são utilizados com este sistema podem ter potências menores, geralmente entre 8,0 e 10 pés cúbicos.

Quem utiliza o sistema LVLP, talvez tenha menor produtividade, visto que a pulverização ou explosão de partículas é mais lenta.

Sistema HVLP (High Volume, Low Pressure)

Na tradução literal: Alto Volume, Baixa Pressão. Essas são pistolas desenvolvidas, com o objetivo de aumentar a taxa de transferência da tinta para a peça, e muitas vezes essa taxa de transferência é acima de 70%.

A economia de material é o grande diferencial deste sistema. A alimentação do sistema HVLP se dá por gravidade, e esses equipamentos podem ser utilizados com tintas à base de água. O consumo de ar das pistolas de pintura HVLP é de 10 PMC, e o compressor sugerido para sua utilização, em geral, é de 10 pés cúbicos. A pressão de trabalho delas pode variar de acordo com o modelo utilizado, sendo as mais comuns de 25 a 35 libras.

Qual a pistola ideal para mim?

Se preferir economia utilize uma pistola do tipo HVLP.

Se preferir economia de ar, opte pela pelo sistema LVLP, mas não se esqueça que produção do modelo LVLP é, em média, 25% mais lento.

Os sistemas HVLP e LVLP tem pouco overspray, se comparados com o sistema convencional, pois estes não dispensam tanto material e ar de uma vez só na peça, deste modo, garantem economia de material utilizado.

Sendo estes os 3 sistemas mais utilizados, cabe a você analisar entre eles o mais conveniente e adequado à sua modalidade de trabalho: automotiva, moveleira ou imobiliária… Fique sempre atento antes de fazer a sua compra!

Caso precise, estamos à disposição para tirar as suas dúvidas sobre pistolas de pintura!

Até a próxima.

Créditos: Wimpel Equipamentos de Pintura – post retirado desta fonte.


Posts Relacionados

preparação de superfície para repintura
A preparação de superfícies é a etapa mais valiosa para a excelência da repintura

máscaras apropriadas para evitar inalação de solvente
Pintura automotiva exige o uso de máscaras apropriadas, entre outros EPIs

Receba novidades exclusivas por e-mail

Temos como principal objetivo a satisfação de nossos clientes e o aperfeiçoamento contínuo da qualidade de toda nossa linha de produtos e de nosso Sistema de Gestão de Qualidade.

Nossa política de qualidade está alinhada com a fabricação e comercialização de produtos que atendam as expectativas e necessidades dos clientes, garantindo assim boas condições de comercialização, qualidade e suporte técnico permanente.