×

A preparação de superfícies é a etapa mais valiosa para a excelência da repintura



A preparação de superfícies para pintura é uma etapa muito importante no processo de reparo ou restauração de veículos.

Este é o processo onde se corrige pequenas imperfeições que não podem ser mais corrigidas na etapa de funilaria, sendo o seu cuidado redobrado. A quantidade e qualidade dos materiais é muito importante, pois dependemos disso para a excelência no resultado.

Hoje, a tecnologia neste segmento está muito avançada, sendo ofertados diversos tipos de massas para preparação de superfícies.

A mais utilizada ainda é a massa poliéster, que é disponibilizada por diversos fabricantes, podendo ter sua consistência e cor diferenciando-as umas das outras. Existem massas poliéster especificas para diferentes substratos, tais como, as massas para plástico, que possuem um maior poder de elasticidade; as massas para alumínio; e as massas para fibra de vidro.

Existem massas com processos de fabricação a vácuo, que visam eliminar o ar que gera poros na aplicação, melhorando a qualidade do acabamento final. Também existe um eliminador de poros, que serve como correção anterior ao primer, eliminando por completo poros e arranhões.

Cada vez mais, a indústria faz investimentos buscando aprimorar e inovar estes materiais, podendo oferecer ao profissional diferentes opções para cada necessidade, obedecendo sempre um padrão de alta qualidade.

No processo de lixamento a seco, é usada a granulação de lixa conforme o necessário, buscando o nivelamento correto da área trabalhada. Após essa etapa é necessário realizar um refino no lixamento em um grão P400, para assim promover uma superfície lisa e aderência ao primer.

O primer também é um produto que evoluiu muito. Hoje, é mais utilizado o primer poliuretano. Apresentado em diferentes proporções de catálise entre os seus fabricantes, oferece um tempo de cura, poder de enchimento e dureza diferenciando-os.

O uso de controle de lixamento na preparação de superfícies é essencial para que nenhum defeito não seja visualizado, sendo corrigido a tempo.

Com muitos fatores a serem analisados e revistos, a diversidade nos materiais tornam a preparação uma etapa realmente valorosa na busca pela excelência de uma bela pintura.

Este artigo foi escrito por Lucas Andrade, Proprietário da Oficina Reparo, inaugurada em 2011 em Porto Alegre. 

Restaurador,ao longo dos anos Lucas desenvolveu um conceito de funilaria artesanal especial para restauração, a qual ensina em cursos. 

Artigo da revista: Funilaria e Pintura 

Edição Julho 2019

https://drive.google.com/file/d/19cVS9t0xTfMcEiiX2JJMbPU9N56I0-yR/view


Posts Relacionados

sistemas de pistola conheça os 3 principais do mercado de pintura automotiva
Sistemas de Pistola: conheça os 3 mais procurados do mercado e aprenda a diferenciá-los!

máscaras apropriadas para evitar inalação de solvente
Pintura automotiva exige o uso de máscaras apropriadas, entre outros EPIs

Receba novidades exclusivas por e-mail

Temos como principal objetivo a satisfação de nossos clientes e o aperfeiçoamento contínuo da qualidade de toda nossa linha de produtos e de nosso Sistema de Gestão de Qualidade.

Nossa política de qualidade está alinhada com a fabricação e comercialização de produtos que atendam as expectativas e necessidades dos clientes, garantindo assim boas condições de comercialização, qualidade e suporte técnico permanente.