×

Equipamentos para funilaria automotiva: conheça os 8 principais!



Para realizar um acabamento automotivo de qualidade, você precisa dispor dos melhores produtos e equipamentos para funilaria automotiva.

Afinal, em um ramo tão concorrido como o de serviços para veículos, é fundamental se destacar da concorrência, não é verdade?

Até porque, oferecer um acabamento automotivo de qualidade é a maneira mais eficaz de  fidelizar e atrair cada vez mais clientes.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 8 equipamentos para funilaria automotiva que não podem faltar na sua oficina!

Boa leitura!

Por que é importante ter seus próprios equipamentos para funilaria automotiva?

A importância de ter seus próprios equipamentos para funilaria automotiva é a economia de ter o seu próprio material, sem arcar com custos de aluguel. Além disso, independência de ter ao seu alcance ferramentas sempre que quiser, oferecendo uma variedade cada vez maior de serviços de qualidade aos seus clientes.

Sendo assim, estar atento ao estoque e ao inventário é uma obrigação de todo bom gestor ou proprietário que quer ter bons resultados!

Afinal, a fase de abastecimento de máquinas e equipamentos é um dos fatores fundamentais para o bom funcionamento de uma oficina ou de qualquer outro tipo de negócio do segmento automotivo.

A partir da compra de equipamentos para funilaria e pintura, você poderá:

  • aperfeiçoar sua mão de obra e de seus funcionários;
  • oferecer uma variedade maior de serviços (que serão ainda mais especializados, rápidos e de qualidade);
  • atrair, fidelizar e consolidar uma base de clientes, o que ajuda a aumentar seu volume de vendas e seu faturamento.

Confira os 8 equipamentos para funilaria e pintura que você não pode deixar de ter!

Veja quais são os principais equipamentos para funilaria e pintura que não podem faltar na sua oficina:

#1 Pistola de pintura

Esse instrumento é indispensável para qualquer oficina de funilaria. Afinal, a pistola de pintura é utilizada em inúmeros serviços automotivos, como pintura, acabamento e reformas.

Ela pode ser encontrada em dois tipos:

  • pistola de gravidade: apresenta um design ergonômico e inovador que facilita sua operação e um reservatório de tinta na parte superior.
  • pistola de sucção: possui bom desempenho para projetos que requerem um grande volume de produto no uso diário. Apresenta o reservatório na parte inferior. 

Lembre-se! As pistolas de sucção precisam estar adaptadas ao compressor para que possam funcionar corretamente.

Para obter bons resultados, você precisa fazer a limpeza e o preparo da superfície que será reparada e utilizar os produtos recomendados.

#2 Secador

Em dias de temperatura amena, um automóvel pode levar cerca de 24 horas para secar naturalmente. 

Mas você sabia que esse tempo pode ser reduzido com a ajuda de um secador?

No mercado automotivo, existe uma grande variedade desse equipamento. Alguns secadores possuem tecnologia de ondas infravermelhas, otimizando a eficiência; outros são oferecidos em forma de painel e são mais robustos, tornando-se capazes de desempenhar diversas funções ao mesmo tempo.

#3 Martelinho de Ouro

O martelinho de ouro é um dos principais produtos de uma oficina de funilaria e pintura. Essa técnica é utilizada para desamassar a lataria do carro, sem que seja necessário realizar uma nova pintura.

Além de pouco invasivo, esse tipo de reparo é realizado de forma rápida e tem custos pequenos para a oficina, o que torna essa opção bem interessante.

Como não há uma lista fechada de ferramentas para o martelinho de ouro, muitas funilarias usam equipamentos diferentes.

Os principais são o próprio martelo e a repuxadeira, que devem ser profissionais.

É possível retornar em até 100% o estado da lataria com essa técnica, o que devolve o aspecto natural do carro.

#4 Compressor de ar

Os compressores de ar apresentam diversas funcionalidades dentro de uma oficina de funilaria e pintura. 

A principal delas é a de contribuir com a pistola de tinta, fator que agiliza todo o processo de acabamento.

No entanto, na hora de comprar, você precisa se atentar a qual tipo de compressor vai adquirir de acordo com a atividade que deseja desempenhar na sua oficina.

#5 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Devido à exposição constante a diferentes produtos químicos e pelo risco de acidentes, os funcionários de uma funilaria devem sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por lei, esses equipamentos devem ser fornecidos pelos empregadores, e o ideal é que todos recebam o treinamento adequado para manuseá-los corretamente.

As máscaras e os óculos de proteção são os EPIs mais conhecidos, que servem para proteger o rosto e os olhos durante a soldagem — eles evitam o contato da pele com os produtos químicos e com a faísca da solda.

No caso da pintura, é importante também fornecer luvas impermeáveis e um macacão especial.

#6 Solda

Assim como o martelinho de ouro, a solda é um tipo de serviço oferecido nas funilarias para reparar a lataria do carro.

O processo de solda MIG/MAG, um dos mais difundidos atualmente, utiliza um gás não reativo, como o argônio.

Esse método é mais rápido e eficiente que os outros, pois preserva a estrutura da chapa.

#7 Alinhador Ciborgue

Quando a suspensão do veículo sofre alguma deformação estrutural causada por uma queda em um buraco, por exemplo, ela vai precisar receber os cuidados adequados para voltar ao local certo. É nessa hora que entra o ciborgue.

Esse equipamento robusto serve para alinhar a suspensão automotiva de acordo com os padrões geométricos estabelecidos, fazendo força e distorcendo a estrutura para que ela possa voltar à sua posição original.

#8 Repuxadeira elétrica

Conhecida também como spotter ou espóter, a repuxadeira elétrica revolucionou o método de trabalho nas funilarias.

Esse equipamento tem a função de reparar danos e amassados na funilaria dos automóveis de forma prática e fácil.

Um dos diferenciais da repuxadeira está na qualidade de seu projeto, pois a retirada de amassados na lataria de um veículo dura poucos minutos. 

Já pensou em ter todos esses equipamentos na sua oficina e como iriam melhorar a produtividade do seu negócio? Mas, para isso, é importante que esses instrumentos sejam de qualidade!

Qual é a importância de comprar equipamentos para funilaria automotiva de qualidade?

Uma das vantagens é que bons equipamentos refletem diretamente na qualidade entregue, pois contribuem para a oferta de serviços de pintura automotiva personalizados e com novos recursos. 

Assim, você será capaz de proporcionar reparos de forma rápida e natural, garantindo um menor comprometimento da coloração original do veículo.

Como consequência, ao oferecer um bom serviço você garante resultados de qualidade e aumenta a satisfação dos clientes, atraindo cada vez mais pessoas para o seu negócio!

Nesse sentido, ainda que seja tentador, o preço não deve ser o fator de maior relevância na hora de escolher o produto.

Garantir qualidade e durabilidade é mais benéfico do que a economia, já que equipamentos para funilaria automotiva mais baratos normalmente se desgastam com mais facilidade, sendo necessário realizar manutenções em curto espaço de tempo.

Com a compra de equipamentos para funilaria e pintura modernos e de fácil manuseio, você e seus funcionários terão as ferramentas necessárias para satisfazer o cliente e melhorar os resultados da sua oficina!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus colegas de profissão!

Não deixe de acessar o nosso site e conhecer a linha completa de produtos Royal Fix.

Entre em contato conosco para garantir produtos de qualidade para a sua oficina!


Receba novidades exclusivas por e-mail

Temos como principal objetivo a satisfação de nossos clientes e o aperfeiçoamento contínuo da qualidade de toda nossa linha de produtos e de nosso Sistema de Gestão de Qualidade.

Nossa política de qualidade está alinhada com a fabricação e comercialização de produtos que atendam as expectativas e necessidades dos clientes, garantindo assim boas condições de comercialização, qualidade e suporte técnico permanente.